domingo, 20 de janeiro de 2008

Vaidade

Refletindo neste texto de Hebert Viana, pude perceber que muitas vezes Deus é eu-mesmo. Uma coisa é saúde, outra é obsessão.
Fica claro que na ausência de Deus, o vazio das pessoas é preenchido por conversas fúteis e em altares de academias.
Eu também quero ter boa aparência, mas também inteligência, sabedoria e um bom senso crítico. Não quero que as pessoas pensem em mim, e lembrem logo do corpo ou do rosto.
Mas que pensem em mim como alguém que as tocou, porque tinha um Deus muito Grande dentro de si...
Meu Padre citava neste final de semana, no sermão, o filme "Advogado do Diabo". E nos levou a refletir que muitas dessas vezes, em que pensamos muito em nós mesmos, em deixar nossos corpos esculturais, em nos arrumarmos para nos envaidecer, nas vezes em que pensamos que somos "o gás da coca" ou "a última bolacha do pacote" é porque colocamos nós mesmos muito acima de Deus.
Não que devemos deixar de nos arrumar ou cuidar de nós mesmos.
Muito pelo contrário, Deus quer, e pede para que cuidemos de nossos corpos como templo do Espírito Santo.
Mas quando fazemos isso, apenas para que sejamos os melhores entre todos, quando sentimos que todos são inferiores a nós e que somos insubstituíveis, ferimos profundamente o coração de Deus.
Que possamos refletir o texto, e encher nossa vida muito mais com "o que" durará uma eternidade...
Vaidade
Herbert Viana
Cirurgia de lipoaspiração?
Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém,nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo-as e muito mais piração?
Uma coisa é saúde outra é obsessão.
O mundo pirou, enlouqueceu.
Hoje, Deus é a auto imagem.
Religião, é dieta.
Fé, só na estética.
Ritual é malhação.
Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem.
Gordura é pecado mortal.
Ruga é contravenção.
Roubar pode, envelhecer, não.
Estria é caso de polícia.
Celulite é falta de educação.
Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.
A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?
A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem.
Imagem, estética, medidas, beleza.
Nada mais importa.
Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa.
Não importa o outro, o coletivo.
Jovens não tem mais fé, nem idealismo, nem posição política.
Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.
Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas,quero ficar legal, quero caminhar correr, viver muito, ter uma aparência legal mas...
Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos não é natural.
Não é, não pode ser.Que as pessoas discutam o assunto.
Que alguém acorde.
Que o mundo mude.
Que eu me acalme.
Que o amor sobreviva.
"*"Cuide bem do seu amor, seja quem ele for!"
Herbert Vianna
PS> Digo mais, Cuidem bem dos seus amores, antes que seja tarde demais...

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

"Chorar aos teus pés Senhor"


Algumas vezes, Deus nos permite um deserto espiritual...

Acho que estou passando por este período agora...

São vezes em que, por mais que queiramos estar de acordo com aquilo que Deus quer de nós, parece que o mundo desmorona ao nosso redor!

Sinto falta de um contato mais íntimo com meu Deus... de estarmos só nós dois... de chorar aos seus pés, lavando-os com minhas lágrimas e secando com meus cabelos... E por fim lhe dando, o que tenho de mais caro... O que é mais valioso pra mim...

Estou com profunda saudade de ti Senhor!!!!

Preciso de ti!!!

Minha alma tem sede de ti... Sede profunda... Daquelas de secar a garganta...

Vem ao meu encontro, meu amado...

Por mais, que sei disso, ainda meu coração não se concientizou que nada, ninguém, nenhum homem, nenhum amor... vai suprir a carência e o vazio de meu coração... Porque meu coração é pedaço do teu, e ele só está cheio quando está em contato com o Teu Senhor!!!

Me ajuda Senhor!!!

Quero ser mais fiel... Quero te amar mais... Quero estar pronta pra ti... Pra te esperar sempre, meu amado!!!



Se você, também passa, ás vezes por este deserto, por essa falta de alguma coisa, que não sabe o que... Saiba que é o mais íntimo de ti, ansiando por esse momento com aquele que te ama!!!

Deus sabe o que é necessário a cada um...

Deus sabe que tipo de água é necessária para inundar teu deserto...

Deixe-se inundar por esse rio... Deixe-se encharcar...


Muitas vezes, a vida não é do jeito que sonhamos... Mas mesmo que tenhamos sido teimosos, e trilhado caminhos diferentes do aqueles que Deus quis pra nós; Ele permanece fiel... E Ele tem um sonho pra cada um, um sonho guardado em Seu coração pra cada um...

E os Sonhos de Deus jamais vão morrer!!!


Seja merecedor deste sonho DELE, assim como estou tentando ser...

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Moções Proféticas de 2007 - Recapitulando o ano

Em Sofonias 3, 9-20 Deus nos dizia que “somos um resto escolhido pelo Senhor, e é deste resto que Ele quer tirar uma obra nova” “Deus revoga toda sentença pronunciada contra nós” “Promessas de vida nova, sem desgraça, sem abatimento espiritual, de restauração”

Mas para que Deus possa nos dar esta vida nova, ELE mesmo foi nos trabalhando ao longo deste ano, foi nos tecendo com fios de ouro, provados no fogo! Pedindo muito a nós, e cada vez que avançávamos um pouco Deus pedia mais, pois é preciso que se levante uma geração nova, um povo escolhido para que o Evangelho possa ser propagado a todos os cantos. Por isso Deus escolheu este resto, este resto que sou eu, que é você. (Isaías 37, 30-32, fala do resto de novo)

Há um tempo novo na RCC, e Deus permitiu este tempo para o crescimento de muitas pessoas novas, para que muitos assumam seus postos. Este tempo não é para quem já está no caminho há muito tempo, se sinta mal, e desista do caminho por parecer que outros tomaram seu lugar. Mas para que aceitem este tempo de refrigério que Deus deu. Como uma força extra, e mais que isso, para que todos nós nos sintamos incomodado e possamos ir além do deserto. Para que possamos olhar pra quem agora está na caminhada e ousar dizer “Irmão me ajuda, com você é mais fácil” – Diga isto pra quem está do seu lado agora.


Este é o tempo de começar a ver as profecias de Deus acontecendo.
Há dois anos atrás Deus nos dava através do José Simas a passagem de Ageu 1 e 2, onde Ele nos falava fortemente que cada um de nós só cuidava da sua própria casa, enquanto a casa do Senhor estava em ruínas. No começo deste ano, Deus nos deu essa passagem de novo, e meus irmãos, Deus fez muito nesta diocese através desta palavra. Neste ano, nós vimos Deus cumprindo a promessa que fez a dois anos atrás para esta diocese. Porque Deus disse: que teríamos que cuidar mais da casa do Senhor, e neste ano, cada membro desta diocese, arregaçou suas mangas e trabalhou nesta reconstrução. Era lindo de ver. E como no final desta passagem o esplendor da casa do Senhor está muito maior agora. Mas isto não é mérito de quem está agora não. O mérito é de Deus, Ele mesmo quis fazer esta obra nova, é mérito de cada coordenador que já passou por esta diocese, de cada servo, de cada membro ligado, da fidelidade de muitos filhos e filhas de Deus.
E eu nem estou falando de reconstrução de casa física. Estou falando da nossa casa. Pois Deus mesmo nos disse em uma das reuniões de ministério este ano, lá em Hebreus 3,6, que sua casa somos nós.

Deus confirmou esta obra nova na palavra: Em 25 de março e logo em seguida em 30 de março, em duas reuniões diferentes Ele nos deu a passagem de Isaías 43, 18-19 que diz “Não vos lembreis mais dos acontecimentos de outrora, não recordeis mais as coisas antigas, porque eis que vou fazer obra nova, a qual já surge: não a vedes?”
Deus está fazendo obras novas. E como um tempo muito profético, ele não é fácil... É um tempo difícil, É um tempo de muita luta, de muita dor, de muito sofrimento. Pois Deus mesmo está nos moldando e nos provando no fogo, Deus muitas vezes está nos permitindo sangrar, porque Ele nos quer homens e mulheres fortes, homens e mulheres em que Ele possa confiar.
E estes sofrimentos, podas, perdas, dores de qualquer espécie, são o nosso suor de sangue para Jesus.
Mas apesar de todo sofrimento e dor, que devem ser oferecidos a Deus, Ele se mostrou um Deus profundamente apaixonado por nós, e que realmente confia em nós, como em uma das Profecias deste ano que Ele dizia: “Vocês não tem idéia de quanto os amo e de quanto projetos tenho para vocês.”
E mais: I Pedro 2, 4-5 “ Achegai-vos a ele, pedra viva que os homens rejeitaram, mas escolhida e preciosa ao solhos de Deus; e quais outras pedras vivas, vós também vos tornais os materiais deste edifício espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer vítimas espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.

Por isso Deus nos pede, hoje, como pediu já muito durante todo este ano:

“Assumi os vossos postos e ampliai a vossa visão”




Vamos relembrar muitas das coisas que Deus nos pediu este ano

Deus nos falou muito sobre a nossa murmuração, Ele mesmo nos pediu para que a murmuração seja desterrada de nosso meio, pois murmurações não são palavras de bênçãos, não sendo palavras de bênçãos elas se tornam maldições! E pior maldições lançada por nós mesmos para nossa vida. E estas palavras de murmuração caem como um peso sobre nossas casas e sobre os “nossos”

Na reunião de 30/10 Deus nos deu esta moção: “Jesus tira com delicadeza os espinhos dos pés, espinhos recebidos ao longo da caminhada. E os espinhos são as maldições lançadas, as murmurações, os queixumes. Esses pés que antes tinham lentidão, agora ele dá unção. Se tornam pés com asas. DEUS TEM PRESSA!

O caminho para a libertação da murmúria e abatimento é o louvor!

Reunião de 30/10
O senhor nos dá ousadia no Espírito, coragem
“Se forem fiéis, farei desta Casa uma fonte inesgotável de graças para a vida eterna”.
“Povo Meu, derramo sobre vós o Meu Espírito, recebam toda parresia para vosso Grupos de Oração. Quero derramar sobre os Grupos todo ânimo”
Colossenses 4,17 “Vê bem o ministério que recebeste em nome do Senhor e desempenha-o plenamente!”

Cerco de Jericó

Imagem de mão sendo pintada por tinta de digital. Discernimento: que assim como a digital é única, nós somos únicos perante Deus, e ninguém pode assumir a missão que Deus pediu a nós. A missão é individual. Cada um tem que assumir o seu posto.
Isaías 25, 1-12
Jeremias 33, 3-9
I Pedro 1,22 - 2,3
Imagem de sapo com moeda na boca. Necessidade de renuncia. De deixar o pecado. De libertação da maldição
I Macabeus 12, 13-15

“Enchei-vos do Espírito Santo” Atos 1,4

Reunião da Comissão financeira
Isaías 51
Isaías 58, 11ss (palavra do cenáculo)
“Eu reconstruo a casa do Senhor”

Imagens de Pedras diante do Senhor
Ezequiel 36,26
Ezequiel 34
Jeremias 23 1-4
Efésios 6, 10-20
Gálatas 6, 2- 10
I tessalonisences 4,11

Ao longo deste ano, Deus não se cansava de nos dar um fôlego novo, um novo erguer, uma palavra de Edificação, nos encorajando a seguirmos em frente. Não se cansava de nos perdoar, de nos dar uma nova chance, um novo recomeço.

Deus tem um sonho para nossa vida.

O caminho para o céu não é caminho fácil, começa pela renúncia de pequenas coisas (fofoca, omissão, mentira, roubo)

O inimigo é astuto e estuda até as dobras de nossas almas.
O lugar do inimigo de Deus é embaixo de nossos pés.

O Espírito Santo quer agir em todos, e não somente sobre alguns iluminados.

Eclesiastes 3

Oratória Sacra

“Pregar com simplicidade sem renunciar à ciência e aplicar a técnica sem extinguir a unção”

Na Grécia antiga, existiam os democratas que inventaram a retórica para difundir suas leis e costumes.
A retórica era então o uso persuasivo da linguagem, a arte usada para convencer as pessoas. As pessoas que faziam uso dessa técnica eram os retores.
Quando usamos a retórica a pessoa fica convencida do que estamos falando.
A cultura retórica foi difundida até Roma. Em Roma então, ela passou a se chamar de Oratória. E as pessoas que faziam uso dela, se chamavam Oradores.
A Oratória é a arte de falar bem publicamente.


A Oratória Sacra é um método de pregação, através do qual, com a unção do Espírito Santo, você anuncia o Evangelho, utilizando elementos da retórica e da Oratória

Ardor Missionário

“É com o coração em chamas que amamos e servimos Àquele que morreu na cruz por nós”

Conceito de Ardor Missionário:
Arder vem de queimar, de fogo, donde vem ardor.
Significa também entusiasmo, paixão, vivacidade, força, vigor

Então:
Ardor Missionário é um Dom do Espírito Santo que faz o nosso ser queimar de desejo de anunciar a Palavra do Senhor em todos os lugares, a tempo e a destempo, mesmo que sejamos perseguidos, maltratados, mortos.

Fonte do Ardor Missionário:
Espírito Santo. (O Espírito Santo é Fogo Divino Mt 3,11b; At 2,1-4)

O Ardor Missionário é nos dado para vencermos obstáculos que tentam impedir a evangelização, tais como:
Medos ou inseguranças.

Causas do Medo: - Apegos à própria imagem. –Incapacitação técnica. –Dúvidas
Desconfiança excessiva em si mesmo ou autoconfiança e independência de Deus.
Depressão Missionária.

Frutos do Ardor Missionário:
Aceitação da Missão, Zelo pelo Evangelho e pelo Senhor.
Manifestação do Amor Ágape a Deus e aos irmãos.
Desejo de fazer o melhor para o Senhor (não para si)
Ação Evangelizadora ungida, eloqüente e com poder.

Condições para receber o Ardor Missionário:
Encontro Pessoal com Jesus (diário)
Experiência de Salvação
Fé.
Intimidade com Jesus.
Batismo no Espírito Santo (sempre) e docilidade ao Espírito.

Fonte Principal e Fontes de Auxílio

A nossa fonte principal para a elaboração e embasamento de uma pregação, com certeza é a BÍBLIA SAGRADA.
Nós pregadores, temos que saber manusear a Bíblia Sagrada muito além de ter intimidade com a Palavra de Deus.
Saber como se acham capítulos, versículos. Saber se o referido livro fica no Antigo ou no Novo Testamento.
Exemplos de leitura – Jo 10,10 – Evangelho Segundo São João, capítulo 10 versículo 10
Sof. 3,16-20. – Sofonias capítulo 3, versículos de 16 a 20.
Sal. 33, 5.7-9.11.16.18-20 – Salmo capítulo 33, versículo 5, versículos 7 a 9, versículo 11, versículo 16, versículos 18 a 20.
Lc. 5,36ss. Evangelho de São Lucas Capítulo 5 versículos 36 e seguintes.

Para nós cristãos a Bíblia é o Livro da Vida, onde Deus fala conosco. Ela é o reflexo da vivência do povo com seu Deus e de Deus com seu povo. Ela foi totalmente inspirada por Deus.
Ela começou a ser escrita cerca de 1250 anos antes de Cristo e terminou cerca de 100 anos após seu nascimento.
Foi escrita em: Hebraico, Aramaico e Grego.

Está dividida em duas grandes partes:
Antigo Testamento ou Velho testamento:
composto por 46 livros divididos em
Pentateuco – 5- Chamados também de Tora (Lei) – Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.
Livros Históricos – 16 – Josué, Juízes, Rute, Samuel I e II, Crônicas I e II, Reis I e II, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester e Macabeus I e II.
Livros Sapienciais – 7 – Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiastes.
Livros Proféticos – 18 – Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Novo Testamento:
composto por 27 livros divididos em:
Evangelho e Atos - Mateus, Marcos, Lucas, João e Atos dos Apóstolos.
Epístolas de Paulo – 14 - Aos Romanos, 1ª e 2ª aos Coríntios, Aos Gálatas, Aos Efésios, Aos Filipenses, aos Colossenses, 1ªe 2ª aos Tessalonicenses, 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filemôn e aos Hebreus.
Epístolas Católicas – 7 – Tiago, I e II Carta de Pedro, I, II e III Carta de João e Judas.
Apocalipse

Como não ler a Bíblia:
· Interpretar o texto sagrado ao pé da letra, sem levar em conta o que o texto diz nas entrelinhas.
· Usar os textos bíblicos para defender idéias e doutrinas que não estão presentes neles.
· Interpretar os textos exclusivamente em benefício pessoal, achar que a leitura é só para si.
· Usar a Bíblia como se fosse um livro de fórmulas mágicas.
· Reduzir os textos apenas à dimensão religiosa, e desprezar os aspectos sociais, econômicos políticos e culturais.
· Interpretar a Palavra de uma forma cientifica negando inspiração divina nos textos.

Saboreando a Bíblia:
Exercitar o método de leitura orante da Bíblia.
1. Invocar o Espírito Santo. (por meio de oração, canto, louvor, adoração)
2. Ler para entender o sentido do texto. (várias vezes, vendo o que ele revela da realidade humana).
3. Refletir e atualizar o sentido do texto.
4. Oração, conversa com Deus.
5. Contemplação – Saborear a amizade com Deus, enxergar além das aparências.

Fontes de Auxílio

CIC – Catecismo da Igreja Católica. – Tem por objetivo apresentar os conteúdos fundamentais e essenciais da fé e da moral católica. Destina-se a servir de referência para os catecismos e compêndios que são elaborados em todo mundo, além de referência à nossa fé.

Documentos da Igreja Católica – Servem para aprender a doutrina da Igreja com profundidade, e estudar seus ensinamentos através das encíclicas e documentos dos Papas. Também para nos orientar a não fugir da verdade que a Santa Mãe Igreja nos coloca.

Livros – Que sejam dentro da doutrina cristã. Usar muito discernimento para aproveitar os livros

Pregador Ungido!!!

“A unção não se cria, ela se adquire face a face com o Senhor.”

Quais os quesitos para se tornar um bom pregador?
-Unção.
-Conhecimento Bíblico.
-Técnicas de pregação.

Quando a pregação é ungida, as palavras fixam no coração de quem ouve, permanecendo para o resto da vida. E quando não é ungida as palavras não fixam no coração do ouvinte e o vento leva.

O pregador TEM QUE TER UMA VIDA DE ORAÇÃO DIÁRIA.
A unção passa pelos nosso joelhos.
A unção é o brilho do pregador
O diabo tem medo do ungido.
O pregador tem que ter uma profunda intimidade com Deus.
Quando a pregação é ungida, Deus age antes, durante e depois da pregação.
O pregador tem a unção de Profetizar sobre a vida das pessoas
Estar ungido é estar cheio do Espírito Santo.

Efeitos da Unção
-Ardor Missionário. –coragem. – Fortaleza. – Sinais e prodígios. – Abertura de nosso entendimento. – Filiação Divina.

Condições essenciais para viver sob unção
-Acolher o Espírito Santo. – Desejar a unção. – Acolher a unção. – A unção é diretamente proporcional ao acolhimento que se dá ao Espírito Santo. – Quanto maior o acolhimento maior a unção. – Vida de Oração Diária.

Perda da unção
-Se perde quando é perdida a comunhão com Deus. – Ef. 4,17-31. – Desprezo à santidade e amor ao pecado.

Sinais que demonstram nosso esvaziamento do Espírito Santo (e da unção)
- Tristeza, mornidão, ódio, ressentimento, derrota nas tentações, desânimo, apatia, falta de entusiasmo.

“A UNÇÃO SEMPRE NOS É DADA PARA ASSUMIRMOS UMA MISSÃO”

Formação de Pregadores - Março 2007

“Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai” (Rom. 8,15)
“A vossa vitória e vossa fortaleza, está aos pés da minha cruz. Não agis como insensatos, mas como filhos amados que confiam na graça e na vitória daquele que vos gerou, daquele que estará contigo pela eternidade.” (profecia nos dada no último encontro)

Pregador = O chamado→Quando Deus nos chama a esse ministério, é forte em nós o amor e a sede pela sua Palavra, Deus nos dá um coração com grande vontade de Evangelizar, é uma verdadeira vocação que é confirmada pelo Senhor de muitas maneiras, mas a principal se dará pelo testemunho daqueles que ao ouvires a pregação, sejam tocados por Deus e resolvam abrir-se a conversão e ao seguimento de Jesus. (cf. RCC Responde 9).
Então diante disso, o Senhor nos diz:
“Apressai-vos, apressai-vos filhos meus. Assumi vossos postos, tendes muito para avançar. Serão dias em que ampliarei vossa visão, mas peço que assumais vossos postos para que o Espírito Santo possa vos conduzir.” (profecia dada a RCC Nacional)

Todo Pregador tem que:
→ Ter Vocação →Ter Conversão diária→ Ter Convicção de Jesus → Evangelizar em qualquer circunstância → Se Atualizar, especializar e ter formação contínua → Ter vida de Oração e testemunhar o que prega → Ter intimidade profunda com a Palavra de Deus → Ter partilha e unidade com todo o ministério de Pregação.

Onde o pregador exerce seu ministério = Principalmente no Grupo de Oração, mas também em encontros e onde mais o Senhor Jesus direcionar e precisar.
As pregações no grupo de oração e nos seminários de vida no Espírito devem ser essencialmente Querigmáticas. – Mas o que é Querigma? É a pregação para quem ainda não nasceu de novo, primeiro anúncio, proclamação do Evangelho, é organizado em torno de seis idéias principais= O Amor de Deus→ a realidade pecadora do homem (o pecado)→ a salvação de Jesus (Jesus Salvador) → a fé e a conversão → o Batismo no Espírito Santo → Comunidade como fruto do Espírito Santo.

Como preparar uma pregação = Diz-se que um pregador já se prepara para pregar desde quando nasce; mas para termos um tempo palpável dizemos que o tempo ideal é o necessário para o pregador encher-se do assunto, aproveitando ao máximo o tempo que Deus lhe deu, seja um minuto ou um ano.
Quanto as técnicas para preparar são elas (entre outras) = Dependência do Espírito Santo → Sintonia com Deus (Orar) → Perguntar a Deus → Esperar a Resposta de Deus → Anotar tudo o que pensamos que pode ser de Deus → Discernimento para saber o que é de Deus → Organizar com sabedoria o que foi anotado.

Dez características da pregação = naturalidade→ Profundidade → Criatividade → Novidade → Flexibilidade→ Autenticidade → Veracidade→ Unidade→ Tranqüilidade→ Sobrenaturalidade.

Pequenas instruções aos pregadores:

→ Postura reta, não se deitar sobre o ambão nem ficar corcunda, nem tampouco se encostar na parede.
→ Cuidado com a aparência, não usar óculos escuros enquanto prega. Pregador descabelado, com barba por fazer, dentes e roupa suja?
→ Aprenda a ler: Pratique a pontuação correta, dê entonação, viva o texto.
→ Fale corretamente (mucidade? Cruis de Jesuis? Dolze?), fale toda a palavra não engolindo os “r” e os “s”.
→ Fale ás pessoas, olhe para elas. Paredes, bancos, teto e chão não se convertem.
→ Evite vícios de linguagem e chavões, do tipo falar muitas vezes: “né, intão”, ou dizer em uma só pregação mais de 60 “aleluia, ou glória a Deus”
→ Ande durante a pregação, mas não tanto que as pessoas fiquem tonta ao olhá-lo.
→ Não sente sobre a mesa, ou fique enrolando o fio do microfone nem tampouco com as mãos no bolso .
→ Procure não morder os lábio ou colocar a língua para fora.
→ A voz é nosso principal instrumento, portanto procure não forçar a voz a ponto de ela ficar como a de uma taquara rachada, mas também não falar tão baixo que as pessoas durmam, é importante alternar a voz. A Dicção é muito importante. Cuidado com os “s” no microfone.
→ Sabemos que não podemos determinar um tempo exato para pregação, mas temos que ter o discernimento que no grupo de Oração não deve passar muito de 10 a 15 minutos, e estar em tal sintonia com o Espírito Santo para percebemos a hora de parar.
→ Pregador não deve cobrar e nem exigir privilégios para pregar. As despesas de locomoção e acomodação devem ser custeadas por quem convidou, mas sempre em caráter de doação e sem valor definido (cf. RCC Responde 9).
→ A técnica não extingue a unção.
→ O Pregador, se possível, deve estar todo o tempo no encontro e não somente durante a pregação.
→ O pregador precisa freqüentar o grupo de Oração, o grupo de Oração é uma salvaguarda do carisma do pregador.
→ Devemos nos vestir sempre com sobriedade, mas principalmente quando vamos pregar devemos uma atenção especial com a nossa vestimenta, as mulheres principalmente (não deixar a barriga de fora, nem saia muito curta, ou algo que chame a atenção de outros).
→ É muito importante inserirmos em nossas pregações técnicas que despertem o interesse do ouvinte, tais como: Contar histórias, parábolas, dramatização, dinâmicas, entre outras.