terça-feira, 11 de março de 2008

O Perfil do Pregador - Formação de 10/03/2008 - Porto Alegre Zona Norte


Definição de Perfil: “O perfil é o contorno do rosto de alguém visto de lado. É a representação de um objeto que é visto só de um lado. Perfil é o mesmo que silhueta é a descrição de alguém em traços rápidos” (Dicionário Aurélio). Conseguimos identifcar um pregador através de seu perfil, que vem a ser o conjunto de atributos espirituais e humanos que lhe são dados pelo Senhor da messe. Isso significa que a qualidade do pregador é dada a conhecer pelas características que formam o seu perfil.

Nosso modelo de pregador é Jesus Cristo. Seu método é tão eficaz que sua Palavra ainda está viva e ecoa pelo mundo.Aqueles que recebem a mensagem da evangelização precisam ver em nós, pregadores da Boa Nova, os mesmos traços que havia em Jesus. Sem estas características o evangelizador não atrairá as pessoas para o Senhor. Esses traços precisam estar marcados em nossa vida para que todos, ao nos verem, digam alegremente: “O Senhor está com eles!”

Características de Jesus para que nosso perfil se assemelhe ao Dele: Jesus tinha profunda intimidade com Deus, jejuava, era obediente, fiel, afável, cativante, agradável, vivia em comunidade. Vê-se que é de suma importância que o pregador tenha a personalidade moldada por Jesus. É Ele quem nos transforma em arautos. O arauto é alguém que está pronto para proclamar o que o Senhor quer, por obras, palavras, gestos e atitudes, segundo a vontade dEle. Muitos de nós semeamos o Evangelho com os lábios, mas o arrancamos com os gestos, com as atitudes. É que talvez nos falte um perfil de pregador, uma personalidade tecida por Jesus, mediante a ação poderosa do Espírito Santo.
Outrossim, estudando o perfil de alguns pregadores chega-se à conclusão de que a autoridade na pregação, manifestada por uma proclamação vigorosa, acompanhada de conversão e de outros sinais e prodígios, está ligada, em grande parte, senão totalmente, a uma personalidade inteiramente entregue a Jesus Cristo. Isso é bem lógico, posto que o Espírito Santo não faz a glória do homem, mas de Deus.

Exemplo de um bom pregador Paulo: Eis alguns traços do seu perfil: profundo conhecedor das Escrituras, fé inquebrantável, linguagem precisa, anunciava com destemor, acolhia a formação, humilde, aceitava a autoridade dos discípulos, tinha autoridade na pregação, profundo senso de comunidade, excepcional sensibilidade às moções, inspirações e revelações do Espírito Santo, dotado de dons carismáticos acima dos cristãos de sua época (e talvez de todos os tempos) acolheu o dom da fortaleza como poucos.
O pregador é:Pessoa de oração, batizado no Espírito Santo; conduzido pelo Espírito Santo, paciente e perseverante diante das perseguições, pessoa de fé, testemunha da ressurreição de Jesus, chamado por Deus, membro do corpo místico de Cristo (Ama a Igreja com fidelidade e obediência, enquanto instituição sagrada e na pessoa dos ministros ordenados; também nas dimensões doutrinárias e sacramental), inserido na realidade do seu povo, responsável, íntimo de Deus, pessoa das Bem-aventuranças, é humilde, fala a verdade, coração de pobre, aquele que chora, é manso, é justo, misericordioso, tem coração puro, é pacífico, Caluniado e perseguido por causa de Jesus, usa os carismas, tem visão do plano de Deus
FORJANDO NOSSO PERFIL: Igualar-se a Jesus é tarefa sobre-humana. Porém é necessário que busquemos possuir um perfil semelhante ao Dele, para que, através da força do Espírito Santo, possamos dizer como São Paulo:
“Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo” (Fil 3,12).
Esta deve ser a nossa meta: buscar o perfil do verdadeiro pregador do Evangelho. Mesmo que nossa luta dure a vida toda, devemos persegui-la. Ainda que cheguemos ao final da jornada bastante imperfeitos, longe de alcançá-la, devemos perseverar. O próprio São Paulo declarou que não havia chegado à perfeição, mas que empenhava-se em buscá-la. Coragem! Empenhadamente procuremos com objetividade o perfil de verdadeiros pregadores servos de Deus.

Muitos de nós somos barro nas mão do oleiro. Assim Deus Pai, o Santíssimo Oleiro, amolda-nos conforme for a Sua Vontade. Outros já são madeira. Mais duros do que o barro. Mas Jesus Cristo, o Divino Carpinteiro, com arte, amor e paciência, entalha em nós o seu perfil. Outros são ferro. Metal muito duro. Os antigos ferreiros para conseguirem forjar uma ferramenta que fosse útil precisava ter cuidado com o tempero do aço. Na forja levava-se o metal ao fogo. Quando ele se tornava brasa era conduzido com o auxílio de uma tenaz até uma bigorna. Com um martelo também de metal o artesão batia aquele ferro incandescente para transformá-lo em ferramenta. De vez em quando o metia em um balde de água. Isso servia para temperá-lo e para fazer a brasa voltar à sua primitiva dureza com mais rapidez. Era inútil tentar concluir o trabalho de uma só vez. A operação de levar o ferro ao fogo para que se tornasse brasa, em seguida submetê-lo ao martelo sobre a bigorna e à água, era repetida quantas vezes fosse necessário para que a ferramenta fosse bem forjada, isto é, ficasse útil para o trabalho. Ferramenta útil era a que tinha boa têmpera e era adequada para a função à qual se destinava. Hoje a forja é industrial. O ferro é derretido sob altas temperaturas e colocado em formas que dão o perfil certo para cada ferramenta, segundo sua utilidade. O Espírito Santo é o artesão, ou o metalúrgico, que nos forja, segundo a vontade de Deus Pai e a necessidade de Jesus. A diferença é que o ferro não tem vontade própria. Queda inerte nas mãos do ferreiro.


Resumindo, as principais características do Pregador são:
1. PRONTIDÃO PARA ANUNCIAR O EVANGELHO DA PAZ:
2. ACEITA QUE JESUS SEJA A MOTIVAÇÃO DAS PESSOAS
3. FORMAR OUTROS PREGADORES






Scheila Marina Ferreira Cardoso
Coordenadora do Ministério de Pregação – Arquidiocese de Porto Alegre

6 comentários:

FRANCIELLY disse...

eu tenho muita vontad de estudar e sr uma pregadora com muita uncao de deus mas na minha cidade nao tm pessoas dispostas a isso e procurei sobre pregador foi bao ter achado essas palabras nais nao foi o que eu procurei bjs para todos eu preciso de muita formacao

EDSON disse...

PARABÉNS MUITO BOA ESSA FORMAÇÃO CONTINUE ASSIM!!!
EDSON (VICE COORDENADOR GRUPO VIDA)
LONDRINA PARANÁ

Unknown disse...

Deus te abençoe e te guarde.

Sou pregador da RCC de Fortaleza

Com a graça de Deus estamos iniciando o ministério de pregação em nossa comunidade.

Gostaria de saber se vc tem orkut, msn p partilharmos

Danielle Cristine disse...

eu sou coord. do ministerio de pregação da minha cidade e seu blog me ajudou muito... obg.

Jose Holando disse...

Gostei muito da explicação como deve ser um pregador.
Parabéns!

Maria Cristina disse...

Artigo excelente! Muito contribuiu para o meu ministério de pregação!